.

.

domingo, 17 de julho de 2016

,

VEJA A REGIÃO QUE FICA 6 MESES DIA E 6 MESES NOITE (INCRÍVEL)





Você já deve ter ouvido falar sobre o Sol da meia-noite, certo? Mas você sabe Como esse fenômeno ocorre? E o que é o famoso Sol da meia-noite?


A Terra tem uma inclinação de  23.5 graus, o que faz com que as quatro estações existam. Entendo as estações do ano fica bem fácil entender como acontece o Sol da meia-noite


Por conta dessa inclinação, quando é verão no hemisfério norte, o Sol nunca se põe no polo norte, e no polo sul, ele nunca nasce, então temos 6 meses de dia no polo norte e 6 meses de noite no polo sul.


Já quando é verão no hemisfério sul, aí acontece o oposto. O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas.
Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos polos.



Nas regiões que ficam próximas dos polos, como Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do Canadá e da Rússia, por exemplo, também acontece o Sol da meia-noite, mas como elas são se encontram exatamente nas regiões dos polos, mas sim próximas, então tanto o dia quanto a noite não chegam a durar 6 meses. Quando é verão no hemisfério norte, essas regiões que foram citadas acima experimentam o Sol da meia-noite durante os meses de junho, julho e agosto, e a noite também pode durar alguns meses, em dezembro, janeiro e fevereiro, fenômeno conhecido como noite polar. Quanto mais próxima dos polos, mais dias de Sol da meia-noite e de noite polar terá a região.

Habitantes de regiões polares dizem estar acostumados com esses fenômenos. Já os turistas sofrem um pouco mais, afinal de contas, o nosso relógio biológico fica um tanto confuso com tanta luz ou tanto escuro por vários dias... mas com certeza é uma experiência que deve valer muito a pena!
E você? Já presenciou o Sol da meia noite ou a noite polar?

0 comentários :

Enviar um comentário