O lider da Renamo, Afonso Dhlakama, anunciou na manhã desta terça-feira, uma Cessação Provisória das Hostilidades Militares, com efeitos a partir da meia noite.
A declaração de cessar-fogo anunciado por Dhlakama, é provisória devendo durar até a próxima quarta-feira, 4 de Janeiro de 2016 e visa permitir às pessoas passarem uma quadra festiva em paz.
O líder da Renamo disse ter chegado a um entendimento com o Filipe Nyusi com quem manteve uma longa conversa telefónica na última segunda-feira, 26 de Dezembro e acrescentou que se o cessar-fogo for respeitado deverá ser prolongado.
"Quero anunciar aos moçambicanos e a comunidade internacional, que a partir da meia noite de hoje terça-feira, as forças da Renamo e da Frelimo decretam a cessação das hostilidades militares. As forças deverão manter-se nas suas posições, devendo contudo, por razões de segurança, serem permitidas fazer patrulhamento num raio de 3 a 4 quilómetros das posições onde se encontram" disse o líder da Renamo, citado pelo Canal de Moçambique, na sua página do Facebook.
De referir que este entendimento foi em resultado de uma chamada que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectou para o líder da perdiz, Afonso Dhlakama, que se encontra nas matas de Gorongosa, para o felicitar pela passagem da quadra festiva, dai ter culminado na conversa sobre “cessão de hostilidades” que abre esperança de uma paz efectiva para breve.
Fonte: folha de Maputo
Fonte: folha de Maputo
0 comentários :
Enviar um comentário